terça-feira, 20 de março de 2007

Postiga: Incompreendido ou Incompetente?


Já passei por fases diferentes, no que respeita à minha opinião sobre o Helder Postiga. Numa primeira fase, quando começou a aparecer, parecia-me um avançado promissor e muito bem encaminhado.

Depois, noutra fase, com Mourinho a dirigir a equipa do Porto, fez uma época respeitável, a nível individual, fazendo ainda alguns golos, mas começava já a ver-lhe algumas lacunas, principalmente na finalização. Assim, não fiquei muito triste por vê-lo sair do Porto para o Tottenham. Na verdade, o Porto fazia um bom encaixe financeiro, que ainda permitia comprar o Benny McCarthy para o seu lugar. Fui logo da opinião que o Porto estaria bem melhor servido com o avançado sul-africano no seu lugar.

Aí, surgiram dois contrastes: o Porto teve a sua época de Ouro, ganhando a Liga dos Campeões, e com o McCarthy a ser uma peça fundamental; e, por outro lado, uma época negra do Postiga em Inglaterra, marcando apenas um (1) golo ao longo da época. Logo se confirmaram as minhas perspectivas: o Postiga tinha algumas boas qualidades, mas insuficientes para ser um ponta-de-lança de topo.

Numa terceira fase, o Porto cometeu o erro fatal de o contratar de novo, quase ao mesmo preço que o tinha vendido e dando ainda o Pedro Mendes, que tinha feito uma excelente época, não obstante um meio-campo com Costinha, Manique, Alenichev e Deco em grande forma. Tudo isto, porque surgiam rumores que o Benfica o ia contratar, algo que feria o orgulho de Pinto da Costa e companhia.

Assim, fez uma época fraquinha, como já esperava dele. Com a vinda de Co Adriaanse para o Porto fez furor na pré-época, tendo sido apontado pelo treinador como n.º10 da equipa. Contudo, cedo acabou a euforia e foi colocado a treinar com a equipa B.

Esta época, com a saída de Adriaanse e entrada de Jesualdo foi-lhe dada nova oportunidade. Surgiu então uma quarta fase, onde começei a ponderar que afinal eu podia estar errado e que o Postiga podia então surgir como aquele ponta-de-lança que eu imaginei que pudesse vir a ser, quando saiu dos júniores do Porto. De facto, estava a marcar golos e isso era inquestionável. Mas havia algo que não me convencia. Continuava a falhar golos escandalosos e, para além disso, não me convencia com o seu futebol.

Hoje estou perfeitamente convencido, que não tem lugar no plantel do Porto e que não passa de um jogador banal. Passo a explicar quais os defeitos que vejo nele, e que não acredito que consiga corrigir (mas gostava mesmo de estar errado!):

1.º - Falha golos atrás de golos.

2.º - É muito faltoso a jogar e faz mais faltas, do que sofre (um avançado não pode estar constantemente a fazer faltas).

3.º - Apesar de não ser fraco fisicamente, nos duelos com os defesas é raro ganhar a bola sem fazer falta (ou porque salta fora de tempo, ou porque se coloca mal).

4.º - É constantemente apanhado em fora-de-jogo (novamente má colocação).

5.º - Distabiliza a equipa, pois reclama sempre que não lhe passam a bola (mesmo que seja para isolar alguém).

6.º - Se algum defesa lhe dá um pequeno toque, atira-se logo para o chão, ficando lá a protestar com o árbitro.

Por todas estas razões, não consigo deixar de ficar insatisfeito, de cada vez que o vejo a jogar pelo Porto.

P.S. - Quem me dera que o Postiga demonstrasse que eu estou errado. Não sou tão teimoso que não mude de ideias, como aliás o fiz com o Pepe e o Bruno Alves. Oxalá isso aconteça!

Sem comentários: