segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Um Assunto Sério (para variar)...


Aproxima-se o referendo sobre a despenalização do aborto até às 10 semanas. Mantenho-me ainda na indecisão, porque vejo razão dos dois lados e porque não é tão fácil quanto possa parecer.

"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?". Concordo e não concordo. Vejamos os pontos que, na minha humilde opinião, tem a favor um e outro.

Quanto ao "Sim":

- O facto de o aborto ser penalizado não implica, necessariamente, haver menos abortos, pelo que, pelo menos são feitos em melhores condições.

- A decisão de trazer uma criança ao mundo, implica uma responsabilidade enorme para os pais, que podem não estar, pelos mais diversos motivos, à altura da mesma.

- Parece-me exagerado punir uma mulher que abortou com pena de prisão.

Quanto ao "Não":

- Estamos a falar de um ser humano em desenvolvimento, pelo que, estaremos a impedir uma vida de vir ao mundo.

- A maior facilidade em abortar poderá precipitar decisões nesse sentido.

- Depois de ter tido a criança, raramente as pessoas se arrependem de não terem feito o aborto.

- Outra questão, pouco levantada, de saber se a mãe quiser o aborto e o pai não o quiser, porque irá prevalecer a opinião da mãe? O pai não tem opinião no assunto?

Posto isto, não me restam dúvidas que o aborto é sempre mau, que é preferível ter a criança, contudo, não é isso que se discute. O que se discute é saber se devem ser criminalizadas as mulheres que optem pelo aborto. Aqui, estou inclinado por achar que não tem relevância de crime o aborto, pelo que, a minha tendência será em votar no "Sim".

Mas, como disse no início do post, as dúvidas persistem e só no dia saberei o que fazer. Respeito todas as opiniões, porque as acho todas válidas.

Ainda preciso de pensar muito no assunto...

Sem comentários: