segunda-feira, 2 de abril de 2007

Faltou Ambição!

Ontem, vi um F.C. Porto com vontade de vencer o jogo. Infelizmente, isso durou apenas a primeira parte do jogo. Vários factores contribuiram para isso:

a) A melhoria do Benfica, na segunda parte, com a entrada de Rui Costa;

b) Má leitura do jogo, por parte de Jesualdo Ferreira e consequentemente más substituições;

c) Medo de procurar o 2-0, preferindo defender a todo o custo o 1-0; e

d) Defender o jogo sem critério e sem fazer a bola circular longe da nossa área.

Tendo em conta a falta de ritmo do Anderson, compreendo e acho adequada a colocação de Jorginho no onze. Não havia alternativas melhores, visto que o Lisandro e o Ibson estavam lesionados e Alan e Postiga já demonstraram não estar à altura. Não se compreendem, contudo, as substituições feitas ao longo do jogo, com excepção da entrada do Cech por lesão de Raúl Meireles. Do pouco que se viu de Renteria dá para ver que ainda não é um jogador adaptado ao futebol português, além de que se trata de um ponta-de-lança e não de um extremo. A saída do Jorginho era compreensível e só pecou por tardia, mas quem deveria ter entrado era o Anderson, que, das duas uma: ou estava minimamente apto para jogar meio jogo ou nem devia ter sido convocado. A entrada do Anderson, aos 90 minutos, foi ridícula. Só serviu para queimar tempo...

Espero sinceramente que o F.C. Porto ganhe um pouco mais de ambição, para o resto do campeonato, porque devíamos ter feito bem melhor na segunda parte. Assim, acabou por ser justo o resultado.

P.S.- Mais uma arbitragem saloia, com um amarelo rídiculo no primeiro minuto, num corte legal, e com um penalty por assinalar evidente, entre muitos outros lances. Não desculpa, contudo, o resultado e essencialmente a exibição.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sendo habitualmente um defensor dos treinadores, por achar que uma mudança a meio da época nunca traz resultados, começo sinceramente a achar que o Jesualdo não tem estofo para treinar este clube.
O que se tem visto nos últimos jogos - aqueles que são realmente a doer - é que o FCP ou entra nervoso, ou até consegue jogar razoavelmente bem até marcar um golo e depois apaga-se. Passa a defender, por muito que ainda faltem 70 mins para o fim do jogo.
Toda a gente sabe no que isso dá, os exemplos já são mais que muitos, mas não há maneira de o homem perceber isso.
As 2as partes têm sido terríveis...
Chego ao fim destes jogos e penso que seria preferivel nunca termos marcado um golo. Sempre saiamos com a sensação do "estivemos quase lá". O resultado seria o mesmo, mas o ego ficava lá em cima, com aquele orgulho de sermos adeptos de um clube que sabe jogar, que domina, que joga em equipa, que... simplesmente teve azar.
Estou cansado da mediocridade deste FCP e começo mesmo a achar que esta equipa começa a não merecer ser campeã. Não empolga, não fascina, não arrebata, não convence, não orgulha.
Não se admite que de 8 pontos de diferença para o Benfica passemos a 1. E se as lesões ou castigos têm servido para desculpar alguma coisa, relembro os tempos em que vencíamos com estas mesmas adversidades. Veja-se, por exemplo, a final da Taça Uefa, em que não tínhamos Postiga nem Jankauskas.
Não quero desanimar, mas que este FCP é diferente, isso é...