segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O Velho do Restelo


Há seguramente 15 anos que tenho lugar cativo no estádio do F. C. do Porto. Desde o velhinho Estádio das Antas ao fantástico Estádio do Dragão. Só falho um jogo se não houver outra hipótese, caso contrário lá estarei. De facto, gosto muito de ir ao jogos. Quer por estar lá ao vivo, quer pelo ambiente que se vive. Há sempre figuras míticas em todos os estádios, no caso do Porto destaca-se o homem do trompete. Depois, noutro patamar há aquelas personagens que numa determinada zona se destacam, pela forma como vivem e reagem no jogo.

Perto de mim, há uma destas personagens. É um senhor dos seus 60 anos, que consegue estar o jogo todo a falar, sempre com os seus bitaites. Contudo, não é essa característica que o destaca. Mas sim, o facto de criticar tudo e todos. Para ele está tudo sempre mal. Ele não vai ao estádio à procura dos bons momentos de futebol. Esses passam-lhe ao lado, pois ele está constantemente concentrado à procura de algum erro. Além disso, embirra sempre com um jogador qualquer, que nesse jogo vai ser cirticado o tempo todo por ele. Basta um pequeno erro no início do jogo (às vezes não é preciso tanto) que nunca mais recebe um elgoio. Mesmo que faça um hat-trick e uma exibição memorável. Já nem isso o safa.

Recentemente, foi o Quaresma que lhe caiu mal. Nos últimos jogos, ouço o homem a criticá-lo do primeiro ao último minuto. E nem uma pequena pausa faz. Certo é que, ultimamente, o Quaresma está num pico baixo de forma, ninguém duvida, mas para este "velho do restelo" é um alvo a abater: "Se quisesse podia ser tão bom como o Cristiano Ronaldo, mas vai ser mediocre a vida toda"; "O Porto devia-o ter vendido, não tem lugar no plantel" ou "Nem um passe sabe fazer", etc... Alguma coisa boa que ele faça, foi sempre mal feito porque haveria outra melhor a fazer, na opinião deste iluminado.

Quando o jogo já é, por si só, enervante, eu dou em doido a ouvi-lo. Apetece mesmo gritar-lhe "CALE-SE, POR AMOR DE DEUS!!!!". Ainda por cima está estrategicamente colocado mesmo atrás de mim e é impossível não o ouvir. Mas, também faz parte do ambiente vivido no estádio e é preciso saber ignorar. E o que vale é que, naqueles jogos em que tudo corre bem e o Porto faz uma grande exibição, sempre dá para rir a ouvir os seus comentários negativos, de bota-abaixo.


P.S.- Do "velho do restelo" já não espero outra atitude, mas do restante público tenho vindo a notar, com imensa tristeza, que já assobiam a equipa por tudo e por nada. Sou frontalmente contra os assobios à nossa equipa. Já o referi noutros posts e reafirmo: há muitos adeptos demasiado mal habituados, ao ponto de nem a vitória satisfazer. Assobiem a equipa adversária e apoiem o F. C. do Porto, sempre!

Sem comentários: